22 de outubro de 2016

CLEONICE BERARDINELLI 100 ANOS ENTRE VERSOS. HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL. CONFIRA.

 
 
 
Ela tem 100 anos de idade, completados em 28 de agosto de 2016 e mais de 70 (setenta) de magistério. CLEONICE BERARDINELLI, a "DONA CLEO" ou a "DIVINA CLEO", como é conhecida entre colegas e alunos, é especialista em literatura portuguesa no Brasil.
 
 
 
 

CLEONICE SEROA DA MOTA BERARDINELLI nasceu no Rio de Janeiro, 28 de agosto de 1916 é uma professora universitária brasileira, especialista em literatura portuguesa. Graduada em Letras Neolatinas pela Universidade de São Paulo (1938) e livre docente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1959) com uma dissertação intitulada Poesia e Poética de Fernando Pessoa.
Especialista em Camões e Fernando Pessoa, Cleonice Berardinelli é professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pesquisadora 1-C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e consultora ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
Em 21 de setembro de 1966 foi feita Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal. É acadêmica correspondente brasileira da Academia das Ciências de Lisboa, Classe de Letras, desde 27 de Novembro de 1975.
Em 26 de Novembro de 1987 foi feita Comendadora da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada e em 21 de Julho de 2006 foi elevada a Grã-Cruz da mesma Ordem de Portugal.
No dia 16 de dezembro de 2009 foi eleita para ocupar a Cadeira 8 na Academia Brasileira de Letras.
 
OBRAS:
 
  • Estudos camonianos. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, ed. revista e ampliada, 2000 (edição original: Rio de Janeiro, MEC - Departamento de Assuntos Culturais, 1973, com prefácio de Maximiano de Carvalho e Silva).
  • Obras em prosa: Fernando Pessoa. Organização, introdução e notas de Cleonice Berardinelli. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1986.
  • A passagem das horas de Álvaro de Campos. Edição crítica de Cleonice Berardinelli. Nota prévia de Ivo Castro. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988.
  • Poemas de Álvaro de Campos. Edição crítica de Cleonice Berardinelli. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990.
  • Fernando Pessoa: outra vez te revejo... Rio de Janeiro, Lacerda, 2004.
  • Fernando Pessoa: antologia poética, Editora Casa da Palavra, 2012

 
 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

O Vento Lá Fora, filme de Marcio Debellian,
apresenta a leitura de poemas realizada por
D. Cléo e Bethânia.
Publicado em 22 de dez de 2014
 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
 
 
 
 
 
 HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL




 
 
 
 
 
FONTE:
 
 

Nenhum comentário: