SOBRE OS DOIS PASTORINHOS: FRANCISCO E JACINTA
Francisco de Jesus Marto nasceu em 11 de junho de 1908 e faleceu em 4 de abril de 1919 e Jacinta de Jesus Marto nasceu em 11 de março de 1910 e faleceu em 20 de fevereiro de 1920 eram irmãos de Aljustrel, uma pequena aldeia perto de Fátima, Portugal, que com seu primo Lúcia dos Santos (1907–2005) teria testemunhado três aparições do Anjo da Paz em 1916 e várias aparições da Bem-Aventurada Virgem Maria na Cova da Iria em 1917. O título Nossa Senhora de Fátima foi dado à Virgem Maria como resultado, e o Santuário de Fátima tornou-se um importante centro de peregrinação cristã mundial.
Em 1979, a Congregação para as Causas dos Santos convocou uma assembleia geral. Cardeais, bispos, teólogos e outros especialistas debateram se era possível que as crianças exibissem virtudes heroicas. Eventualmente, eles decidiram que, como as poucas crianças que têm gênio para música ou matemática, "de alguma forma sobrenatural, algumas crianças podem ser prodígios espirituais". Em 1989.
Em 13 de maio de 2000, foram declarados "bem-aventurados" por decreto da Congregação para as Causas dos Santos. Jacinta é a criança não mártir mais jovem a ser beatificada.
Canonização de Jacinta e Francisco Marto pelo Papa Francisco, no Santuário de Fátima a 13 de maio de 2017. Quando o Papa João Paulo II chegou a Fátima pela primeira vez, em 1982, disse que tinha vindo "porque, nesta mesma data, no ano passado, na Praça de São Pedro, em Roma, houve um atentado contra a vida do vosso Papa , que misteriosamente coincidiu com o aniversário da primeira visão de Fátima, a 13 de Maio de 1917. A coincidência destas datas foi tão grande que me pareceu um convite especial para aqui vir."
Outro milagre foi atribuído à sua intercessão e o processo que investigou o suposto milagre foi validado em 8 de fevereiro de 2013. Em 23 de março de 2017, foi anunciado que o Papa Francisco os canonizaria durante uma visita a Portugal nos dias 12 e 13 de maio. O papa canonizou solenemente as crianças em 13 de maio de 2017, durante o centenário da primeira aparição.
As duas crianças Marto foram solenemente canonizadas pelo Papa Francisco no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, no dia 13 de maio de 2017, centenário da primeira Aparição de Nossa Senhora de Fátima. São os santos católicos mais jovens, sendo Jacinta a santa mais jovem que não morreu mártir.
HINO
DOS PASTORINHOS
CANTEMOS
ALEGRES A UMA SÓ VOZ
Música:
António Cartageno
CANTEMOS,
ALEGRES, A UMA SÓ VOZ:
FRANCISCO
E JACINTA ROGAI POR NÓS
Salve,
salve, Pastorinhos
Nosso
encanto e alegria
Salve,
salve, pastorinhos
Predilectos
de Maria
Vossos
olhos inocentes
Contemplaram
a Senhora
Dos
seus filhos peregrinos
Carinhosa
Sacrifício
e oração
Foi
a vossa vida inteira
Ao
convite maternal
Da
Senhora da azinheira
Praticando
a caridade
Entregáveis
com carinho
A
merenda que leváveis
Ao
primeiro pobrezinho
Caminhantes
neste mundo
Ajudai-nos,
cada dia
A
viver sempre seguros
Sob
o manto de Maria
A
Senhora do Rosário
Pela
vossa intercessão
Abençoe
o Santo Padre
E
nos leve à conversão
Contemplando
Deus no Céu
Pelos
anjos adorado
Alcançai
o dom da paz
Para
o mundo extraviado
Protegei
a nossa Pátria
Para
que, à sombra da cruz
Guarde
sempre a fé cristã
E
a verdade de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário