1 de fevereiro de 2022

MENSAGEM DA ESCRITORA MARIA ESTHER PAES BARRETO RODRIGUES À ESCRITORA DALMA NASCIMENTO

 




Dalma Nascimento merece todas as homenagens do mundo - Mestra e Doutora pela Universidade Federal do RJ; Professora aposentada de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Letras da UFRJ. Realizou projeto de pesquisa para a Biblioteca Nacional sobre toda obra de Nélida Piñon, com três livros editados e mais dois a caminho. Publicações no exterior: França, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Galícia. Intelectual do Ano de 2019, outorgado pelo Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência. Recebeu a estatueta Rosa de Píndaro, pela UBE, do RJ, em 2017. Recebeu Medalha 60 anos da AJEB-RJ e é Membro Benemérita da mesma instituição. Membro de 6 Academias Culturais. 14 livros publicados, sendo o último - Charles Baudelaire: um Avatar da lírica moderna no trânsito da existência em transe. 

Dalma Nascimento foi homenageada, ano passado, como convidada de honra, pela Rede Sem Fronteiras, pela presidente Dyandreia Portugal, juntamente, com os escritores: Tânia Zagury e Tom Farias, na Feira do Livro de Lisboa 2021. Com esse currículo e com essa bela trajetória de vida, Dalma Nascimento é uma das pessoas mais generosas e simples que tive o privilégio de conhecer. Extremamente gentil e atenciosa, sempre com uma palavra de incentivo e uma mão estendida. Prestigia seus colegas, escreve resenhas e críticas literárias sobre seus livros. Por onde passa irradia afeto, simplicidade, gentileza. 

Dalma Nascimento é, sobretudo, profundamente humana, uma autora que acredita que a literatura pode ser uma arma poderosa para mudar a nossa relação com o mundo. Seus comentários têm um poder libertador que permite, pelo caminho do incentivo, da força de suas palavras, gerar um impulso nos escritores. Dalma Nascimento é uma referência, sinônimo de generosidade, educação, integridade, afeto. É impossível conhecê-la e não se sentir imediatamente arrebatada. Dalma desafia quem a lê, principalmente suas lindas críticas, que não nos devolve a um terreno seguro: faz mais complicado, profundo, enriquecedor. É mestra em impulsionar talentos ou autores com potenciais. Dalma Nascimento é puro amor. Que sorte os que têm o privilégio de conviver com ela!

À Mestra, com carinho, admiração e gratidão: 

Maria Esther 15 de janeiro de 2022.





Nenhum comentário: