23 de novembro de 2021

O ESCRITOR E JORNALISTA ALBERTO ARAÚJO INTEGRA O TIME DE COAUTORES DA ANTOLOGIA “O PERFUME DA PALAVRA – VOL. V”, LANÇADA PELA EDITORA MUIRAQUITÃ, DA PROPRIETÁRIA DA ESCRITORA E ACADÊMICA LABOURÉ LIMA.

 





Como parte das celebrações pelos seus 25 anos, a Editora Muiraquitã lançou em 25 de maio de 2016 a antologia “O Perfume da Palavra Volume V”. A publicação, marcou o centenário do poeta Horácio Pacheco. A obra foi lançada na sede da Academia Niteroiense de Letras. Em 25 de maio de 2016. A importante obra é parte de um projeto que reúne poemas, contos e crônicas, iniciativa dedicada aos poetas e escritores do mundo lusófono, com o objetivo de revelar novos talentos da literatura. A edição, uma homenagem ao niteroiense Horácio Pacheco, expõe uma montagem especial de trabalhos literários, com participação de autores nacionais e internacionais ligados de alguma forma à sua obra. A competente editora de arte da Muiraquitã, Raquel Almeida Lima Ribeiro, o conceito do livro foi todo preparado em cima da poesia leve de Pacheco.

EDITORA MUIRAQUITÃ: REVELADO MOMENTO EXPÕE A SUA IMPORTÂNCIA LITERÁRIA EM POSSUIR O LEGADO COM MAIS DE 300 TÍTULOS PUBLICADOS.

A Editora Muiraquitã foi inaugurada em 1991, e é considerada a editora mais antiga de Niterói em atividade. Seu primeiro livro foi publicado durante a conferência mundial Eco-92, realizada no Rio. Desde então, cerca de 300 títulos foram publicados, contemplando não só escritores niteroienses, mas também artistas de todas as partes do Brasil e do exterior. A antologia “O Perfume da Palavra Vol V” foi organizada pela editora Labouré Lima. E foi lançada em tarde/noite engalanada, na Academia Niteroiense de Letras que fica na Rua Visconde de Uruguai 456, no Centro de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.



O Escritor e jornalista Alberto Araújo contribuiu com a sua participação: Alma Leve e Sensata- poesia dedicada a Horácio Pacheco e o Busto em bronze de Pimentel a Luís Antônio Pimentel, sumariamente, escritos nas páginas 21,22 e 23. No entanto, assistiremos a poesia Alma Leve e Sensata a Horácio Pacheco.

Apresentação da poesia "Alma Leve e Sensata", por Alberto Araújo. Poesia em homenagem ao Dr. Horácio Pacheco. Presidente da Academia Niteroiense de Letras, Academia Fluminense de Letras, Cenáculo Fluminense de História e Letras, Instituto Histórico de Niterói e de outras entidades. 

Clicar no link da Editora Muiraquitã:  https://youtu.be/wok2FDjyGb8

 




ALMA LEVE E SENSATA

a Horácio Pacheco

 

Se tu me perguntares

quem foi Horácio Pacheco, direi:

Sempre que podia

com a alma sã e a sua luz sensata

adentrava a Academia.

Foi consagrado homem sábio.

Jornalista, escritor

serviu a todos os amigos

com muito amor.

A sua tocha sempre iluminará

a brisa intelectualizada que nos aquece.

Do alto a luz e sua voz resplandece.

Intelectual de alma leve

cujo afeto o íntimo não esquece.

Ele evocava a arte literária com paixão

e se deleitava com as palavras.

Professor Horácio nasceu em Ribeirão.

Mas tinha Niterói no coração.

Chamávamos de professor querido,

porque ele de forma peculiar e bravia

ultrapassava os limites do céu da poesia

com o saber do latim e da morfologia.

 

Dotado de coração hospitaleiro

e de serena e amável fidalguia,

conduzia com fulgor a advocacia.

Foi da justiça nobre mensageiro

e gênio imortal de nossa Academia.

 

By © Alberto Araújo

Escritor, poeta e jornalista


UM POUCO SOBRE HORÁCIO PACHECO


HORÁCIO PACHECO nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 14 dezembro de 1916. Foi Presidente da Academia Niteroiense de Letras. Membro da Academia Fluminense de Letras, Cenáculo Fluminense de História e Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e de outras entidades culturais no Estado do Rio de Janeiro. Professor, advogado, jornalista. Diretor adjunto do Serviço Social do Comércio. É verbete na Enciclopédia de Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho. Participante da antologia "Água Escondida", organizada por Neide Barros Rêgo.




Nenhum comentário: