12 de dezembro de 2020

EM 12 DE DEZEMBRO CELEBRAMOS NOSSA SENHORA DE GUADALUPE





EM 12 DE DEZEMBRO CELEBRAMOS NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

 

 

 

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE OU VIRGEM DE GUADALUPE é a denominação de uma aparição mariana da Igreja Católica de origem mexicana, cuja imagem tem como seu principal local de culto a Basílica de Guadalupe, localizada no sopé do monte Tepeyac, ao norte da Cidade do México.

 

De acordo com a tradição oral mexicana, e segundo textos de documentos históricos do Vaticano e outros encontrados ao redor do mundo em diferentes arquivos, acredita-se que a Virgem Maria, apareceu em quatro ocasiões ao índio São Juan Diego Cuauhtlatoatzin no monte Tepeyac, e em uma quinta ocasião a Juan Bernardino, tio de Juan Diego. O relato guadalupano conhecido como Nican Mopohua narra que na primeira aparição, a Virgem ordenou a Juan Diego que se apresentasse diante do bispo do México, Juan de Zumárraga. Juan Diego na última aparição da Virgem, e por ordem desta, levou em seu ayate algumas flores que cortou no Tepeyac. Juan Diego desdobrou sua tilma diante do bispo Juan de Zumárraga, deixando a descobrir a imagem da Virgem Maria, morena e com traços mestiços.

 

Segundo o Nican Mopohua, as mariofanias aconteceram no ano de 1531, ocorrendo pela última vez em 12 de dezembro do mesmo ano. A fonte mais importante que as relatou foi o próprio Juan Diego que contou tudo o que havia acontecido. Posteriormente esta tradição oral foi recolhida em um escrito no idioma náuatle mas escrita com caracteres latinos (técnica que nenhum espanhol sabia fazer e que só muito raramente usavam os indígenas); este escrito é chamado de Nican Mopohua, e é atribuído ao indígena Antonio Valeriano (1522-1605). Posteriormente em 1648 foi publicado o livro Imagen de la Virgen María Madre de Dios de Guadalupe (título traduzido para o português como: Imagem da Virgem Maria Mãe de Deus de Guadalupe) pelo presbítero Miguel Sánchez, contribuindo para recompilar tudo o que se sabia na época sobre a devoção guadalupana. Segundo diversos investigadores, o culto guadalupano é uma das crenças mais historicamente apegadas ao atual México e parte de sua identidade, e tem estado presente com o desenvolvimento do país desde o século XVI dentro de seus processos sociais mais importantes como na Independência do México, na Reforma, na Revolução Mexicana e na sociedade mexicana atual, onde conta com milhões de fiéis, e que alguns deles professam o guadalupanismo sem serem necessariamente católicos.

 

E em 11 de dezembro celebramos a memória do índio Asteca Juan Diego e hoje recordamos a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, que apareceu a este simples homem em 1531, período da dominação espanhola em terras ameríndias.

 

A história nos conta que Nossa Senhora apareceu a Juan Diego várias vezes, pedindo que fosse construída uma igreja no local da aparição. Mas o bispo da região não acreditava no jovem índio. Um dia o bispo pediu um sinal concreto de que a Virgem aparecia-lhe naquela colina.

 

Aconteceu então o milagre. Juan Diego colhe rosas na colina e quando as entrega ao bispo, aparece no manto que envolvia as rosas a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Este sinal inegável da presença de Deus conseguiu reunir o povo mexicano ao redor do Cristo e da fé católica.

 

A fama do milagre se espalhou. Enquanto o templo era construído, o manto com a imagem impressa ficou guardado na capela do paço episcopal. Várias construções se sucederam na colina, ampliando templo após templo, pois as romarias e peregrinações só aumentaram com o passar dos anos e dos séculos.

 

O local se tornou um enorme Santuário abriga a imagem de Nossa Senhora. Nele está guardado o manto de Santo João Diego, em perfeito estado apesar de passados tantos séculos. Nossa Senhora de Guadalupe é a única a ser representada como mestiça, com o tom de pele semelhante ao das populações indígenas.

 

Foi declarada padroeira das Américas, em 1945, pelo Papa Pio XII. Em 1979, como extremado devoto mariano, o Papa João Paulo II visitou esse Santuário e consagrou solenemente toda a América Latina a Nossa Senhora de Guadalupe.

 

3 ensinamentos de Nossa Senhora de Guadalupe

 

Nossa Senhora de Guadalupe fez sua primeira aparição perante um índio chamado como Juan Diego. O encontro apareceu em 9 de dezembro de 1531, próximo à colina de Tepeyac, região conhecida como a atual Cidade do México.

 

O momento da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe no México, teve um significado muito importante para a época. Afinal, habitavam inúmeras etnias no vale do Anahuac (Cidade do México) e, durante algumas décadas, esses povos sofreram intensamente com a tirania dos astecas. Eram comuns rituais sangrentos, que sacrificavam milhares de pessoas.

 

Diante de tanta violência e todas outras mazelas da época, missionários realizaram algumas tentativas de evangelização, porém sem sucesso. Com o contato de Nossa Senhora e o índio Juan Diego, passaram a ocorrer milagres e edificações que tornaram possível a evangelização dos povos que habitam a região.

 

Sem dúvidas, a imagem da Santíssima de Guadalupe teve extrema importância na conversão dos povos que habitavam o solo mexicano. Para tal feito, muitos símbolos foram utilizados para que os nativos conseguissem interpretar cada mensagem que era oferecida. Ou seja, a partir do primeiro contato, a conversão dos pagãos ao Cristianismo cresceu exponencialmente.

 

ALGUNS DOS PRINCIPAIS ENSINAMENTOS DEIXADOS PELA SANTÍSSIMA

 

1. Proteção das Famílias

 

A valorização e proteção da família é um dos ensinamentos de Nossa Senhora de Guadalupe. A Santíssima defende a importância de manter as relações familiares, como os casamentos, boas ações e, principalmente o respeito entre as diversidades existentes entre os membros de um núcleo familiar.

 

2. Defesa da vida

 

Na época de sua aparição ao índio Juan, os astecas realizaram bárbaros sacrifícios em seres humanos, independentemente do sexo ou idade. A Santíssima trouxe a ressignificação e a importância da vida e de valorizá-la. Práticas como o aborto, controle de natalidade e eutanásia não estaria de acordo com os ensinamentos de Nossa Senhora de Guadalupe.

 

3. O poder das trevas

 

Outro forte ensinamento de Nossa Senhora de Guadalupe toca na temática de problemas como falta de fé, bons costumes, proximidade com o mal e maior influência do demônio. Ações como exorcismos, grandes execuções, satanismo, aborto, uso de drogas apontam para um novo paganismo em desenvolvimento que vão contra os conceitos de família e vida em sociedade.

 

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre alguns dos ensinamentos de Nossa Senhora de Guadalupe, aproveite para continuar acompanhando os conteúdos do blog da Ágape Moda e manter sempre a chama da fé acesa.

 

 

ORAÇÃO

 

Mãe Maria, Senhora de Guadalupe, abençoai nosso continente e conduzi-nos sempre ao encontro de Jesus Cristo. Olhai as populações pobres da América latina e ajudai-as a manter a fé e a fidelidade ao evangelho. Amém.

 




 



Nenhum comentário: