23 de março de 2024

DOMINGO DE RAMOS | BLOG ALBERTO ARAÚJO & AMIGOS

 

 

Dance de alegria, cidade de Sião; grite de alegria, cidade de Jerusalém, pois agora o seu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado num jumento, num jumentinho, filho de uma jumenta. Zacarias 9:9.

 

DOMINGO DE RAMOS é uma festa móvel cristã celebrada no domingo anterior à Páscoa. Segundo nos descreve a tradição que Jesus teria entrado pela porta dourada de Jerusalém. 

A festa comemora a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos: 

Marcos 11:1-10

Mateus 21:1-11

Lucas  19:28-44

João    12:12–19

Na liturgia romana, este dia é denominado de "DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR". A liturgia católica ainda denomina a festa de diversas formas, como: "Páscoa Florida", em contraste com a Páscoa enquanto tal que é "frutífera" e Pascha competentium ou Pascha petitum, pois era durante essa festa que "aqueles que pedem" o Batismo são apresentados. 

Na Igreja Católica e em algumas denominações protestantes, o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras, oliveiras ou salgueiros para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados. 

Nos relatos dos evangelistas, a entrada triunfal de Jesus ocorre por volta de uma semana antes de sua ressurreição. 

De acordo com eles, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores. A multidão cantou parte de um salmo, Salmos 118:25–26, "Salva-nos agora, te pedimos, ó Javé; Ó Javé, envia-nos agora a prosperidade. Bendito seja aquele que vem em nome de Javé, Da casa de Javé vos abençoamos". 

O simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra. Segundo esta tradição, um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz. 

Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um PRÍNCIPE DA PAZ e não um rei guerreiro.

 



Postagem do Blog Alberto Araújo & Amigos

24 de março de 2024

 

Nenhum comentário: