13 de março de 2023

A IMPORTÂNCIA DE MARIA, A MÃE DE DEUS EM PENTECOSTES

 


PENTECOSTES - Esta palavra surgiu do grego “pentekosté” e tem como significado, basicamente: "quinquagésimo". Representa o 50° dia após a Páscoa, quando é celebrada a vinda do Espírito Santo e o nascimento da Igreja Católica. 

Desde sua Imaculada Concepção, Nossa Senhora, recebeu em abundância os dons do Espírito Santo, e mesmo já sendo "cheia de graça", tornou-se ainda a Mãe de Deus, justamente por meio da ação do próprio Espírito Santo.

Pode-se vir a pensar, então, que neste ponto teria ela já esgotado as possibilidades de uma criatura vir a receber ainda mais a unção do Espírito Santo, mas tornando-se também a Mãe da Igreja, em Pentecostes, prova-se o contrário.

Maria, porém, já havia experimentado a vinda do Espírito Santo muito tempo antes do Pentecostes. Ela teve essa experiência já no momento da anunciação, quando o anjo Gabriel lhe apareceu e disse: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra” (Lc 1,35a).

A partir da aceitação de Maria, naquele momento, com a vinda do Espírito Santo, ela se tornou a Mãe de Deus e colocou-se imediatamente a viver de modo intenso a missão que lhe foi confiada. Nossa Senhora viveu tudo isso antecipadamente, pois, para viver a missão em sua plenitude, é necessário, antes de tudo, estar ungido pelo Espírito Santo. 

Assim, a Mãe ensina a partir de seus atos que, ao receber o Espírito Santo, deve-se de imediato se colocar à disposição do Senhor, como soldados, seguir a missão. Ela não esperou. Viajou uma longa distância, anunciou à sua família sobre a vinda de Jesus, colocou seus dons a favor de Isabel, sua prima e, sobretudo, levou aos outros a graça que havia acabado de experimentar: "Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo" (Lc 1,41).









FONTE: https://blog.avemaria.com.br 






 

Nenhum comentário: