4 de outubro de 2021

EM 03 DE OUTUBRO CELEBRAMOS SÃO FRANCISCO, O MENSAGEIRO DA PAZ DIVINA

 




EM 03 DE OUTUBRO CELEBRAMOS SÃO FRANCISCO, O MENSAGEIRO DA PAZ DIVINA

 

Conhecido, sobretudo pelo seu amor e por sua devoção a toda a Criação Divina, estimado o protetor dos animais. São Francisco de Assis é considerado por muitos a maior figura do Cristianismo desde Jesus. Ele nos deixou belas orações e ensinamentos, que expressam em suas frases, acima de tudo, a pureza do coração e o caminho da espiritualidade.

 

FRASES DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

 

“Que o Senhor volte os olhos para ti e te dê tua paz.”

“Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras.”

“A cortesia é irmã da caridade, que apaga o ódio e fomenta o amor.”

“Ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro; e ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão.”

“Não vos esforceis pelas honras do mundo, mas honrai o Senhor.”

“Todos os seres são iguais, pela sua origem, seus direitos naturais e divinos e seu objetivo final.”

“Onde há amor e sabedoria, não há temor e nem ignorância.”

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, em breve estarás fazendo o impossível.”

“Onde a pobreza se une à alegria, não há cobiça nem avareza.”

“Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam pelo Teu amor e suportam as enfermidades e tribulações.“

“Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.”

 

 

 

Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis nasceu em Assis, 1181 ou 1182 faleceu em 3 de outubro de 1226, foi um frade católico nascido na atual Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. Onde morreu aos 44 anos, em 1226. Pertencente à burguesia, seu pai era um rico comerciante e sua juventude, portanto, transcorria em meio a festividades e a algazarras. Mas esses seus hábitos mudaram repentinamente, depois de ter sido tocado pela presença divina. Foi a partir daí, então, que começou a mostrar interesse e preocupação pelos pobres e pelos necessitados. Em seguida, começou também a demonstrar o seu infinito amor por todos os animais e por todas as criações da natureza, chamando-os de “irmãos”. Abdicando da fortuna de sua família, aos 24 anos renunciou a toda a riqueza. Voltou-se, então, completamente para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a Ordem dos Mendicantes ou Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos. Em uma de suas visões, São Francisco ouviu o Cristo recomendando que sempre que entrassem em casa de alguém o fizessem com a saudação “Que a Paz do Senhor esteja nesta casa”. E por isso ele costumava começar e terminar as suas pregações com a proclamação da paz.

São Francisco teria recomendado a seus seguidores que “Assim como anunciais a paz pela boca, estejais certos de que a paz esteja em vossos corações.”

A saudação que usava frequentemente – “Pax et bonum” (Paz e bem), tornou-se o lema da sua Ordem.

 

O significado essencial da prece, segundo São Francisco, era o de sempre glorificar a Deus e abençoar o mundo pela palavra e pelo trabalho.

A natureza, para ele, era digna de apreço e de admiração por ser uma expressão da divindade onipresente.




Nenhum comentário: