9 de janeiro de 2021

HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL A DALMA NASCIMENTO PELA PASSAGEM DE SEU ANIVERSÁRIO EM 09 DE JANEIRO.


(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO FILME-HOMENAGEM)



CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE 
DO FOCUS PORTAL CULTURAL













 

TEXTO DALMA NASCIMENTO

 

 

Hoje, faço 86 anos. Ontem, abalada com a partida de Maria do Amparo Maleval, assídua companheira dos estudos medievais, num momento muitíssimo oportuno, exatamente me chegaram flores. Rosas vermelhas vindas do Rio que me tocaram o coração. Junto uma fina canequinha com ''Eu te Amo'' e  comovente mensagem, com bolas e coração, assinada por Juçara Valverde, Ana Maria Tourinho e Angela Guerra, três queridas da equipe  da  União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, às quais agradeço.

 

E logo após, outra surpresa. Ontem, antecipando a data, a excelente profissional fonoaudióloga Maria Cristina Offredi, dotada daquela imensa dimensão humana de ser,combinou, com o competente fisioterapeuta José Maurício M. de Sousa, pequena reunião festiva em nossa casa.Todos com máscaras, luvas, avental, gorro e pro pé. Excelente encontro.

 

Cheguei até a dançar, cenas filmadas por Maria Cristina enviadas a meus filhos.

Nas últimas  semanas, venho dando um chega prá lá ao Parkison. Já estou falando melhor, quase com a dicção antiga, graças à Maria Cristina Offredi.  Houve época em que cheguei quase à afasia. Evitava telefonemas pela total dificuldade da fala e quando atendia, ficava exausta.

 

Também estou andando normalmente – um milagre– sem apoio de acompanhantes e bengalas, devido ao trabalho incansável do fisioterapeuta  José Maurício, entusiasmando-me com sua  capacidade aquele astral fantástico.

 

Minha gratidão a eles é enorme. Bem dizia minha grande amiga Eliana Bueno Ribeiro, lá de Paris,  ser de vital importância  a conjunção desses dois tratamentos específicos. E de não deixar de fazê-los.

 

Apesar da idade, continuo com sonhos, tentando ainda fazer um pós-doutorado e escrevendo livros e outros já prontos a sair. Recentemente publiquei" Teniza Spinelli nas bordas da autoficção?, obra centrada no bem construído romance Cachoeira dos Ausentes dessa celebrada escritora gaúcha.

 

Enquanto estou a redigir esta postagem,  recebo vários telefonemas. O primeiro,,  de minha ex-secretária Cristina.  A seguir o de Juçara Valverde, muito amoroso; o de Laura Rangel, do Rio Grande do Sul, e o a de minha irmã, Léa Emília Portugal, tabeliã em Brasília.Depois,  Dadi, uma das anteriores auxiliares noturnas. Como ela falou frases bonitas e naquele português de fazer inveja a muito literato).  Sua  netinha Larissa  também se  manifestou.

 

Agora, ao telefone está meu  sobrinho o engenheiro  Arnaldo Viegas de Lima lá de Ipanema, e  Andrea, sua esposa  especial.

Nesse ínterim, toca a campainha. É  a amiga  Izaura, aquela que é melhor que ouro, a epistemóloga das confluências, com a filha a advogada Valéria, pessoa a quem muito admiro.

 

Os telefonemas não param e quando estou a falar, ouço aquele pim, pim, de uma comunicação a dar sinal para entrar outra.

Escrevo.  falando. Agora é meu filho Cláudio para levar-me a Barra do Piraí, minha terra natal, como a princípio ficara combinado.

Já meu  outro filho, Braz Henrique, de Teresópolis me chamou para lá almoçar.

 Entre les deux, mon coeur balance.  Leon, meu neto, propôs ser meu condutor. Por fim, num  acordo familiar, chegamos todos a conclusão de que com o avançar da pandemia, o melhor mesmo é ficar em casa.

 

E à noite com a família reunida, daremos uma voltinha de carro, junto também com meu neto Noel, o músico, e  sua namorada, a engenheira Maira. E se der lugar com meu querido Bienvenu, cãozinho, a mansidão ''em pessoa", que a turma de casa resolveu chamar de Perigoso.

 

Já quase a fechar esta postagem, a carinhosa escritora Uyara da minha Academia Niteroiense de Letras me cumprimenta e logo em sequência meu primo o economista Sérgio Portugal e  a extraordinária esposa Lívia, De repente, mais  vozes amigas: :  a de Karla Júlia,  a de Alberto Araújo e Shirley e  a  de Maria Jacyntha  de "Floripa" ( Santa Catarina).   Quanta emoção.  Desculpem a extensão desta mensagem.

 

A todos, todos, meu comovido  muitíssimo obrigada.

 

Dalma Nascimento

09 de janeiro de 2021




 

DALMA NASCIMENTO, FELIZ ANIVERSÁRIO!

 

Hoje é um dia muito especial, pois celebramos a data em que Deus presenteou o mundo com uma pessoa maravilhosa, Dalma Nascimento!

Os anos passam, mas muito mais que idade você vai ganhando sabedoria, experiências e beleza. Hoje, 09 de janeiro, dia do seu aniversário, sentimos muita alegria e gratidão por você existir e por estar completando mais um ano de vida.

Feliz aniversário, primorosa amiga! Família Foculista, 09-01-2021

 

 

DALMA NASCIMENTO, FELICIDADES!

 

 

Que o dia de seu aniversário seja lindo! Oferecendo tanta felicidade quanto à sua amizade envia para a minha vida. Que esta data chegue recheada de muita Saúde, Paz e Amor e novas oportunidades para concretizar ainda mais, os seus sonhos.  Que a alegria acompanhe você por todos os momentos e que Deus continue guiando todos os seus passos e iluminando cada vez mais os seus pensamentos. Amiga Dalma, faça com que a sua simpatia, sim, você é muito charmosa, possa contagiar ainda mais pessoas, pois você é uma pessoa de muito brilho e a humanidade merece que sua luz seja compartilhada. Nunca se esqueça de quanto é especial para a minha vida e de tantas outras pessoas. 


Feliz Aniversário! 


Alberto Araújo - editor do Focus. 

09-01-2021.















APOIO NA DIVULGAÇÃO














Nenhum comentário: