28 de outubro de 2020

28 DE OUTUBRO É DIA DE SÃO JUDAS TADEU, O PADROEIRO DAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS. O NOSSO PADROEIRO! SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!

Alberto Araújo com São Judas Tadeu
Na Paróquia São Judas Tadeu de Icaraí, Niterói


Especial Dia de São Judas Tadeu é comemorado (quarta-feira), dia 28 de outubro de 2020, em nossa Paróquia São Judas Tadeu de Icaraí, Niterói.  A seguir destacamos uma postagem especial para a data. E compartilhamos a todos os devotos de São Judas Tadeu. Primo de Jesus, ele foi um dos doze apóstolos, chamado de Tadeu (João 14,22), era irmão de Tiago Menor e pode ter sido pescador no princípio de sua vida.

 

São Judas Tadeu ou São Judas Apóstolo é um santo cristão e um dos doze apóstolos de Jesus. Seus outros nomes são Judas Tadeus, Judas Lebeus e Judas, irmão de Tiago. Ele é também conhecido como São Tadeu na tradição ortodoxa russa (junto com São Judas). Ele é às vezes identificado como sendo Judas, "irmão de Jesus", mas não deve ser confundido com Judas Iscariotes, também outro apóstolo, que traiu Jesus.

 

A Igreja Apostólica Armênia honra Tadeu juntamente com São Bartolomeu como santo padroeiro e responsável por ter levado o Cristianismo à Armênia. É o santo patrono das causas desesperadas e das causas perdidas na Igreja Católica Romana.

 

O atributo de São Judas é a maça ou o machado. Ele também é geralmente mostrado nos ícones com uma chama à volta da cabeça, que representa a sua presença durante o Pentecostes, quando ele recebeu o Espírito Santo junto aos Doze apóstolos. Outro atributo comum é ver Judas Tadeu segurando uma imagem de Jesus Cristo, a imagem de Edessa. Em algumas ocorrências, ele pode ser visto segurando um rolo ou um livro (supostamente a Epístola de Judas) ou uma régua de carpinteiro.

 

 

Escreveu a Epístola de Judas no Novo Testamento no ano 90 da nossa era e pelos termos como a redigiu, parece que se dirigiu a todos os fiéis; na realidade, deveria ser endereçada aos judeu-cristãos da Palestina. Ele pregou o Evangelho na Armênia, Mesopotâmia, Arábia, Síria e Pérsia. Foi martirizado na Pérsia, com setas ou azagaias. Alguns textos informam que teria sido martirizado na cruz, juntamente com São Simão.

 

Venerado na Idade Média, seu nome era frequentemente confundido com o de Judas Iscariotes, o traidor de Jesus, por isso, ninguém o invocava para nada. Quem o fazia (e geralmente em último caso, numa situação desesperadora) obtinha a graça.

 

Suas relíquias foram levadas para Roma no século VII ou VIII, e estão na Basílica de São Pedro, em Roma, juntamente com as de São Simão.

 

No Evangelho de São João aparece uma passagem de São Judas com Jesus. Como discípulo do mestre na Última Ceia, ele perguntou a Jesus: "Senhor, por que te manifestarás a nós e não ao mundo?" Jesus respondeu-lhe que isto se devia para que suas palavras fossem guardadas como prova de amor.

 

Atualmente, São Judas Tadeu é invocado para socorrer as pessoas nos mais desesperados dilemas. É considerado o "advogado das causas impossíveis" e dos supremos momentos de angústia. No Brasil, a devoção ao santo começou no inicio do século XX.

 

 

**************************

 

Nossa homenagem ao Glorioso São Judas Tadeu. O Santo Padroeiro das Causas Impossíveis e Padroeiro de nosso Bairro Icaraí, Niterói. São Judas Tadeu, Rogai por todos nós.





Alberto Araújo, São José na Paróquia São Judas Tadeu.
 
Alberto Araújo, Nossa Senhora na Paróquia São Judas Tadeu.

Alberto Araújo posa ao lado do escultura de São Judas Tadeu
no Espaço Cultural São Judas Tadeu, Icaraí.



Nenhum comentário: