6 de janeiro de 2020

FELIZ DIA DE REIS - A NOITE DO DIA 5 DE JANEIRO E MADRUGADA DO DIA 6 É CONHECIDA COMO “NOITE DE REIS”. HOMENAGEM DO BLOG ALBERTO ARAÚJO & AMIGOS.

 
 

 
 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL

https://www.youtube.com/watch?v=sLuRmCjRK1k

 

Hoje, 06 de janeiro de 2020 (segunda-feira) homenageamos os REIS MAGOS segundo a tradição cristã, Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de três reis magos vindos de diversas partes do mundo, representando as três raças que compõem a Humanidade. Segundo o santoral, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro.

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos: Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios, sendo o dia em que são desarmados os presépios e, por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

Os três reis eram Gaspar, Baltazar e Melchior. O primeiro, vindo da Índia, presenteou o menino com incenso, simbolizando sua divindade. O segundo, da África, trouxe-lhe mirra, um arbusto usado para preparar medicamentos que geralmente era ofertado a profetas. O último veio da Europa e ofertou-lhe ouro, símbolo de nobreza.

A Folia de Reis é uma festa tipicamente portuguesa trazida ao Brasil na época da colonização, que criou fortes raízes no folclore brasileiro e continua sendo celebrada até hoje.

As comemorações são mais comuns nas cidades do interior do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Os foliões percorrem as ruas da cidade em um animado desfile. Tocando instrumentos rústicos e entoando cânticos religiosos, levam uma bandeira enfeitada com fitas e flores que representa as bênçãos do Menino Jesus.

As famílias recebem os foliões em suas casas e oferecem comida, retribuída com muita música, dança e versos de improviso.

Em Portugal e na Galiza, o bolo-rei ou bolo de Reis possui grande tradição e é confeccionado com um brinde e uma fava. A pessoa que encontra a fava deve trazer o bolo de Reis no ano seguinte. Por todo o país, as pessoas costumam «cantar as janeiras», «cantar os Reis» ou as «reisadas», de porta em porta. São convidadas a entrar para o interior das casas, sendo-lhes oferecidas pequenas refeições como doces, salgados, charcutarias, vinhos, etc. Neste dia eram também muito comuns os autos dos Reis Magos, peças de teatro popular.

Em alguns países, como Espanha (e os geminados culturalmente), é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos réis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca, os réis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer o Bolo de Reis. De acordo com a tradição espanhola, o Dia de Reis é celebrado por uma boa parte da população. Neste dia as crianças recebem as prendas de Natal, porque de acordo com a tradição cristã, os réis magos é que trazem as prendas.

Na França e em Quebec (no Canadá), come-se o Galette des Rois (Bolo de Reis), que contém um brinde no seu interior. O bolo vem acompanhado de uma coroa de papel e quem encontrar o brinde na sua fatia, será coroado e terá de oferecer o bolo no ano seguinte.
 
 
 
 

Nenhum comentário: