21 de abril de 2019

COMPASSO PASCAL VISITA A RESIDÊNCIA DE MANUEL FONSECA EM LOUSADA-PORTUGAL. FELIZ PÁSCOA!!!



UMA VOLTA AO PLANETA: COMPASSO PASCAL DE PORTUGAL.  ESTAMOS NA ALTURA DO ANO A PASSAGEM MAIS IMPORTANTE PARA A FÉ CRISTÃ. A PÁSCOA, QUE CELEBRA A MORTE E A RESSURREIÇÃO DE CRISTO, É CELEBRADA UM POUCO POR TODO O PAÍS E, DE UMA FORMA MUITO VINCADA, NA REGIÃO CENTRO DE PORTUGAL.




O COMPASSO PASCAL é uma tradição cristã portuguesa que consiste na visita casa a casa de uma paróquia daqueles que a queiram receber o Crucifixo de JESUS CRISTO, no dia de Páscoa ou nas semanas seguintes para celebrar a sua Ressurreição.


Manuel Fonseca e família
recebem o Compasso Pascal
em sua residência em Lousada- Porto-PT.



A PÁSCOA é celebrada em 21 de abril em 2019. Esta é uma celebração religiosa que comemora a ressurreição de JESUS CRISTO. Os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo, sendo a data conhecida como Domingo de Páscoa. De acordo com a Bíblia, após a crucificação de Cristo, celebrada na Sexta-Feira Santa, Cristo ressuscitou no terceiro dia após a sua morte. A data serve como momento de reflexão, em homenagem à vida e morte de Cristo, e de agradecimento e glorificação do seu sofrimento. A Páscoa é celebrada também pela reunião da família, sendo um momento de confraternização e de alegria.


PÁSCOA EM PORTUGAL


Em Portugal, a população católica recebe a visita do compasso pascal no Domingo de Páscoa. O compasso é composto por um grupo de fiéis católicos que percorrem as ruas com uma cruz e um pequeno sino para anunciar a sua chegada. Quando convidados pelos habitantes a entrar nas casas, benzem a casa e seus moradores, anunciando a boa nova da ressurreição de Jesus Cristo. Sete dias antes da Páscoa celebra-se o Domingo de Ramos, um dia dedicado aos padrinhos e madrinhas.







COMPASSO PASCAL




O COMPASSO PASCAL é uma tradição cristã portuguesa que consiste na visita casa a casa de uma paróquia daqueles que a queiram receber o Crucifixo de JESUS CRISTO, no dia de Páscoa ou nas semanas seguintes para celebrar a sua Ressurreição.

Um pequeno grupo de paroquianos, com ou sem o seu pároco, liderados por um crucifixo que representa a presença de JESUS CRISTO VIVO, percorre várias casas de outros paroquianos que manifestem a sua vontade de receber a visita de Jesus Ressuscitado no dia de Páscoa. Em cada uma das casas, após uma bênção inicial, os habitantes da casa visitada beijam a cruz de Cristo como demonstração de adoração.

A esta tradição associaram-se diferentes formas de receber essa visita. Ela é vista como uma forma de confraternização dos membros da comunidade paroquial com a oferta de alimentos da quadra ou apenas uns minutos de repouso para o grupo itinerante. É também comum ser aproveitada para oferta de donativos pecuniários à paróquia (para pagamento de eventuais direitos paroquiais).




O DIA DA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO é vivido no norte de Portugal, inspirado numa multissecular tradição, que lhe confere um sentido providencial divino e celebrativo ímpar.

Desde os primórdios, a Igreja promoveu a Bênção das Casas, em dias diferenciados segundo cada época e cada região, mas privilegiando o tempo pascal, numa referência à primeira Páscoa, e à providência de Deus assinalada nas soleiras do Egito.

Mais tarde, em plena Idade Média, esta forma ritual de bênção torna-se mais solene. A dimensão geográfica das paróquias e a suficiência de clérigos, permitia colocar a visitação e a bênção de todos os lares no próprio dia de Páscoa. Tomou, por isso, o nome de Visita ou Compasso Pascal.








Em nossos dias, e pela estreita relação do único mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, celebrando ao longo do Tríduo Pascal, o grupo visitador é presidido pelo pároco (ou alguém por si delegado) e constituído por alguns membros da comunidade paroquial. Conservando o rito de bênção das casas, inclui também um momento de oração comunitária e familiar, e termina como o ósculo da Santa Cruz, ou outro sinal de adoração.

Depois de, como os primeiros discípulos, anunciarem aos irmãos que o Senhor ressuscitou verdadeiramente e vive para sempre, o dia termina reunindo todos os grupos visitadores em solene e festiva procissão.


OUTRAS FOTOS DA FAMÍLIA FONSECA 
PARTICIPANDO DO COMPASSO PASCAL


Manuel Fonseca e família
participam do Compasso Pascal
em sua residência em Lousada- Porto-PT.

Manuela Fonseca, recebe o Compasso Pascal
em sua residência em Lousada-PT.

Visita Pascal do Compasso e banda musical de Lousada.

Visita Pascal do Compasso e banda musical de Lousada.

Visita Pascal do Compasso e banda musical de Lousada.



FELIZ PÁSCOA!!!











Nenhum comentário: