Na postagem a representatividade é uma pintura do ano de 1616 do pintor barroco Peter Paul Rubens, atualmente, a famosa arte se encontra nos Museus Reais de Belas-Artes da Bélgica.
Conhecida como A Assunção, de acordo com a tradição da Igreja Católica Romana, da Igreja Ortodoxa, das Igrejas Ortodoxas Orientais e partes do Anglicanismo, foi a assunção do corpo da Virgem Maria no Céu ao final de sua vida terrestre.
O catolicismo romano ensina como um dogma que a Virgem Maria "tendo completado o curso de sua vida terrestre, foi assumida, de corpo e alma, na glória celeste". Esta doutrina foi definida dogmaticamente pelo papa Pio XII em 1 de novembro de 1950 na constituição apostólica Munificentissimus Deus dentro do exercício da infalibilidade papal. Ainda que as Igrejas Católica e Ortodoxa acreditem na Dormição de Maria, que é o mesmo que a Assunção.
Em Munificentissimus Deus item 39, Pio XII aponta para o Gênesis, Gênesis 3:15 como o apoio nas escrituras para o dogma, destacando a vitória de Maria sobre o pecado e sobre a morte, como também aparece em I Coríntios 15:54: "então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória". Nas igrejas fiéis, a Assunção é uma festa maior é celebrada em 15 de agosto.
SOBRE O PINTOR
Peter Paul Rubens foi um pintor
brabantino do estilo barroco, proponente de um estilo extravagante que
enfatizava movimento, cor e sensualidade. É conhecido por suas obras
contrarreformistas, retratos e pinturas históricas de assuntos mitológicos e
alegóricos. Nasceu em Siegen, 28 de junho de 1577 e faleceu em Antuérpia, 30 de maio de 1640,
aos 63 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário