A Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria é celebrada no dia 15 de agosto, desde o século V, com o significado de “Nascimento para o Céu”, ou, segundo a tradição bizantina, de “Dormição”. Em Roma, essa festa era celebrada desde meados do século VII, mas foi preciso esperar até 1° de novembro de 1950, quando Pio XII proclamou o Dogma da Assunção de Maria, elevada ao céu em corpo e alma.
Conhecida por A Assunção, de acordo com a tradição da Igreja Católica Romana, da Igreja Ortodoxa, das Igrejas Ortodoxas Orientais e partes do Anglicanismo, foi a assunção do corpo da Virgem Maria no Céu ao final de sua vida terrestre.
O catolicismo romano ensina como um dogma que a Virgem Maria "tendo completado o curso de sua vida terrestre, foi assumida, de corpo e alma, na glória celeste". Ainda que as Igrejas Católica e Ortodoxa acreditem na Dormição de Maria, que é o mesmo que a Assunção.
Em Munificentissimus Deus (item 39),
Pio XII aponta para o Gênesis (Gênesis 3:15) como o apoio nas escrituras para o
dogma, destacando a vitória de Maria sobre o pecado e sobre a morte, como
também aparece em I Coríntios 15:54: "então se cumprirá a palavra que está
escrita: Tragada foi a morte na vitória".
Em 01 de novembro de 1950, na constituição apostólica Munificentissimus Deus, o papa Pio XII declarou a Assunção de Maria como um dogma:
“Pela autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e em nossa própria autoridade, pronunciamos, declaramos e definimos como sendo um dogma revelado por Deus: que a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, tendo completado o curso de sua vida terrena, foi assumida, corpo e alma, na glória celeste” — Munificentissimus Deus.
Desde a declaração solene da infalibilidade papal pelo Concílio Vaticano Primeiro em 1870, esta declaração de Pio XII foi a única vez que um papa fez uso, ex cathedra, da prerrogativa. Pio XII deliberadamente deixou em aberto a questão se Maria teria ou não morrido antes da Assunção.
Antes da definição dogmática, em
Deiparae Virginis Mariae, Pio XII buscou a opinião dos bispos católicos e um
grande número deles apontou para o Gênesis (Gênesis 3:15) como um suporte
escritural para o dogma. Em Munificentissimus Deus (item 39), Pio faz
referência à "luta contra o inimigo infernal" como neste versículo e
a "vitória completa sobre o pecado e a morte", como em I Coríntios (I
Coríntios 15:54).
***
IMAGEM: Assunção da Virgem. 1616, atualmente, localizada nos Museus Reais de Belas-Artes da Bélgica. Pintura de Peter Paul Rubens, concluído em 1626 como retábulo para o altar-mor da catedral de nossa senhora, Antuérpia acordo com os apócrifos do novo testamento, Jesus' mãe Mary foi assumida fisicamente ( elevado ) para o céu após sua morte .
Nenhum comentário:
Postar um comentário