AO LIVRO VERDE completou 179 anos em junho, a livraria foi fundada em 1844 é reconhecida pelo “Guinness Book” como a livraria mais antiga do Brasil. Ao Livro Verde, empreendimento, localizado no número 68 da Avenida Gov. Teotônio Ferreira de Araújo, no centro da cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte do Rio de Janeiro.
Criada pelo português José Vaz Correa Coimbra, na antiga Rua da Quitanda, 22, a livraria foi concebida inicialmente para atender a demanda por livros importados de Portugal, numa época em que várias famílias portuguesas chegavam à cidade pelo ainda navegável rio Paraíba do Sul, a Ao Livro Verde se transformou com o tempo em espaço frequentado pela comunidade de intelectuais locais e de toda a região.
Por entre suas prateleiras circularam gente como José do Patrocínio, existe informações que a caneta usada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea foi presente dele comprado na Ao Livro Verde, o ex-presidente da República Nilo Peçanha, o escritor José Cândido de Carvalho (a livraria serviu de cenário para seu livro “O coronel e o lobisomem" e o “Rei Baltazar” tem um personagem inspirado em João Sobral, pai de Ronaldo), o ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) Austregésilo de Athayde, o cronista Carlos Heitor Cony e o cartunista Ziraldo, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário