HALLELUJAH é uma música composta por Leonard Cohen, lançada no álbum Various Positions em 1984. A canção foi posteriormente gravada por Jeff Buckley em 1994, que ficou conhecida como uma das versões mais bonitas da música de Cohen. Muitos artistas gravaram a canção, sendo tocadas em diversos filmes e comerciais. A primeira versão tem quatro estrofes e a de Jeff Buckley possui cinco. Juntas, as duas versões são compostas por sete estrofes diferentes.
A primeira estrofe faz referência aos salmos de Davi e também à própria música, sendo considerado metalinguístico.
Hallelujah é uma forma de começar ou terminar os salmos, que são creditados a Davi. A quarta e a quinta, a menor e a maior, são as notas da escala musical que formam a melodia da própria música e do coro do Hallelujah.
As referências bíblicas prosseguem na segunda estrofe. O banho no terraço é ainda sobre Davi que, ao ver uma mulher se banhando, se apaixona por sua beleza e comete adultério com ela, o que desagrada o Senhor.
A instância seguinte é uma referência à história de Sansão e Dalila. Sansão era um juiz de Israel dotado de uma força sobre-humana que foi dada pelo Espírito Santo para combater os filisteus. Ele se casa com Dalila, que é filisteia. Ela corta o cabelo de Sansão, que era a origem da sua força, e entrega o marido aos seus inimigos.
Nas duas referências temos em comum homens importantes da Bíblia que caem em desgraça por conta de seus desejos. O Salmo 51 é um no qual Davi mostra o seu arrependimento pelo pecado do adultério, pede perdão a Deus e é conhecido como "O capítulo do arrependimento".
Uma interpretação possível é que toda a passagem se refira a Davi, conhecido por seu caráter e a sua inteligência. Quando comete a traição, perde parte da sua força e do seu reino de justiça, porém, é do pecado que surge um dos cânticos mais bonitos do Antigo Testamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário