13 de maio de 2020

MONSENHOR ELÍDIO ROBAINA É HOMENAGEADO PELO FOCUS PORTAL CULTURAL. PERSONALIDADE MAIS DOCE E AGRADÁVEL QUE CONHECEMOS. PARABÉNS!






Amigos foculistas, o admirável Monsenhor Elídio Robaina completa 88 anos dia 15 de maio de 2020(sexta-feira), mas desde já estamos o homenageando. PARABÉNS. Monsenhor.

Todo aniversário representa o começo de um novo ciclo. É quando podemos nos recriar, explorar novas possibilidades e fazer mais amizades. Esperamos que o Monsenhor Elídio esteja ao seu lado em todos as ocasiões para ouvir suas histórias, criar memórias e conhecer o mundo. Vamos deseja um Feliz aniversário! Sim, que ele seja mais feliz neste ano.

Monsenhor Elídio, Feliz aniversário! 15 de maio é o seu dia especial, pois completa mais um ano de vida e isso é motivo para se alegrar e festejar muito. A família foculista deseja que o senhor celebre essa data por muitos anos, e que nunca lhe falte paz no coração, amor na vida, sorrisos no rosto e companhias maravilhosas.


UM POUCO SOBRE MONSENHOR ELÍDIO ROBAINA





Monsenhor Elídio Robaina Batizado como Isidro, mas devido a um erro do cartório foi registrado um mês depois como Elídio. Nascido aos quinze dias do mês maio de 1932, na fazenda Bela Aurora, em Carabussu, pertencente a Campos, agora passou a integrar o município de Bom Jesus do Itabapoana. Além do exercício do sacerdócio, Monsenhor Elídio é professor de português e de moral e cívica.

Monsenhor Elídio Robaina completará 54 anos de Ordenação Sacerdotal no dia 28 de junho de 2020 e provavelmente, para festejar essa data será celebrada uma Missa de ação de graças, na Igreja de São Domingos de Gusmão em São Domingos, Niterói, RJ.

Elídio Robaina foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1964, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora – Salesianos, por Dom Antônio de Almeida Moraes Junior.

De família pobre de pequenos fazendeiros do interior do município de Campos dos Goytacazes e católicos praticantes, teve sete irmãos e sempre afirmou ter nascido para ser padre.

Após ser ordenado em 1964, iniciou seus trabalhos apostólicos como vice-reitor do Seminário São José e como capelão da Ilha da Conceição, onde formou a comunidade paroquial e construiu a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Assumiu a reitoria em março de 1965 e ali foi professor de português, grego, francês, latim e música, fundando, ainda, a obra “Ação Vocacional”.


Em 1972, assumiu a paróquia de São João Batista, de Tenente Jardim. Entre fevereiro de 1978 e dezembro de 1979 foi o vigário geral da Arquidiocese de Niterói e de 1989 a 1994 voltou a ser nomeado vigário geral da Arquidiocese.

Em 1979 assumiu a paróquia de Nossa Senhora das Dores, no Ingá ficando até 21 de outubro de 2001 de onde saiu para a paróquia de São Lourenço e, a seguir, para a paróquia de São Domingos de Gusmão.

Possui bênçãos apostólicas concedidas pelos papas Paulo VI e João Paulo II e recebeu dezenas de títulos e moções de entidades culturais e da Câmara Municipal, inclusive os títulos de Cidadão Niteroiense, além da Assembleia Legislativa e o título de Cidadão Fluminense.



SOBRE SUA MÃE MARIA ROSA ROBAINA QUE FALECEU EM 10 DE JUNHO DE 2019.


A dona de casa Maria Rosa Robaina, aos 107 anos, moradora do bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, mãe de monsenhor Elídio Robaina, da Capela São Lucas, em Niterói, faleceu neste domingo. Ela estava internada há três meses no Hospital da Aeronáutica, no Rio, devido a um AVC. O corpo é velado na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Praça Dom Romualdo, 11, em Santa Cruz. O sepultamento está marcado para às 16h, no Cemitério de Santa Cruz. Ela além de monsenhor Elídio, ela teve outros sete filhos.

Maria Rosa foi criada na localidade de Santo Eduardo, distrito de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, em meio à roça. Ela passava o tempo lendo, rezando e conversando com as vizinhas. Costumava acompanhar as atividades religiosas de Monsenhor Elídio, hoje, com 87 anos e pároco na Capela de São Lucas, em Icaraí.


Apesar de abalado, o sacerdote celebrou três batizados e duas missas no domingo, incluindo duas em intenções pela alma de sua mãe.




COMENTÁRIOS


Monsenhor Elídio Robaina é a personalidade niteroiense mais doce e agradável que conhecemos. Um sacerdote a caminho do bem. Um Homem de Deus. Rogaremos ao Senhor Deus que ele conceda ao Monsenhor Elídio muitos anos entre nós. Porque um coração bondoso não pode nos deixar cedo. Apesar de o poeta dizer: "É tão estranho os bons morrem jovens" - Love In The Afternoon - Renato Russo. No entanto não queremos aceitar essa ilustração, coisas de poeta. Em breve, estaremos ouvindo as homilias do Monsenhor Elídio Robaina, tão logo passe essa pandemia. 

SUCESSO! Abraços do ALBERTO ARAÚJO.


*********************************








OUTRAS IMAGENS




Paróquia São Domingos - Niterói
(Paróquia que o Monsenhor Elídio trabalha).

Monsenhor Elídio proferindo homilia,
na Paróquia de São Domingos.

Monsenhor Elídio proferindo homilia,
na Paróquia de São Domingos.

Monsenhor Elídio posa ao lado dos amigos escritores
Gilson Rolim e Edel Costa.

Monsenhor Elídio e o saudoso Jorge Loretti.


Monsenhor Elídio ladeado de sua mãe Maria Rosa.

Maria Rosa, mãe do Monsenhor Elídio,
faleceu aos 107 anos.

Monsenhor Elídio ladeado de Dom Alano e 
Arcebispo Dom José Francisco.

Monsenhor Elídio ladeado dos acadêmicos:
Marcia Pessanha, Waldenir de Bragança e Neide Barros Rêgo.

Monsenhor Elídio ladeado dos acadêmicos:
Waldenir de Bragança, Marcia Pessanha e Alba Helena Correa

Matéria do jornalista Erthal Rocha
no jornal Atual notícias.


ALBERTO ARAÚJO E MONSENHOR ELÍDIO
Foto feita: 30-01-15, quando adquirimos o livro
do Monsenhor Elídio, CENTELHAS DE ETERNIDADE.



Nenhum comentário: