7 de abril de 2017

MONUMENTO GIGANTE DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS EM BOM REPOUSO - MG.

 
Monumento de Nossa Senhora das Graças
Bom Repouso - MG
(Foto de Jussan Lima).
 
 
Bom Repouso está ao Sul de Minas Gerais, têm aproximadamente, 15 mil habitantes. Seu relevo é montanhoso e está a uma altitude média de 1.371 metros acima do nível do mar, chegando a atingir uma altitude máxima de 1.680 metros em seu ponto mais alto.
Seu clima é ameno e úmido durante o verão e seco e frio durante o inverno. A temperatura média anual é de 19°C. Os padroeiros da cidade: São Roque e São Sebastião.
 
  

Pelo fator climático de sua região, o mesmo favorece culturas de frutas silvestres como o morango. Hoje conta com cerca de 300 hectares de área plantada e uma produção de cerca de 16,2 toneladas da fruta no município em 2012.  A principal rodovia é a LMG-884, com uma extensão de 19 quilômetros, ligando Bom Repouso à BR-381 em seu KM 887.



Bom Repouso possui a segunda maior imagem de Nossa Senhora das Graças do Brasil, com 20 metros de altura. A imagem foi inteiramente construída em argamassa, equivale a um prédio de seis andares e se encontra a 1.410 metros de altitude.


Um mirante aos pés da imagem de onde se tem uma vista panorâmica de toda cidade e das belas montanhas que a circundam, igreja de Nossa Senhora das Graças e Santo Antônio, cruzeiro, o marco de lembrança das primeiras Missões Redentoristas da Paroquia de São Sebastião e São Roque de Bom Repouso MG, loja de peças religiosas e lembranças de Nossa Senhora e banheiros masculinos e femininos.
 

 
 
CRIAÇÃO E SIGNIFICADO:
 

De um sonho surge um ideal, do ideal a união das pessoas em torno da fé, marco de religiosidade e devoção do povo de Bom Repouso. A realização do sonho se concretiza. Uma das maiores estatuas de Nossa Senhora já construída no Brasil.

O monumento de Nossa Senhora foi construído em aço, cimento, esculpida artesanalmente em argamassa pelo artista plástico Genésio Gomes Moura do estado do Ceará.

Uma escultura foi criada com intuito de transmitir paz e serenidade aos moradores e visitantes de nossa cidade. A serpente sob os pés representa a maldade que existe na humanidade sendo esmagada pelo bem. Primado pelo amor fraterno e união das famílias. 
 
 

ORAÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

 
 
 
 
Súplica:
 

Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades.
 
(Momento de silêncio e de pedir a graça desejada).
 

Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos.
 
Amém – (Rezar 3 Ave Maria) – Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
 

 

Oração Final:
 

Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado filho a humildade, a caridade, a obediência, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, a castidade, uma santa vida e uma boa morte.
 
Amém.
 
 
 
Monumento de Nossa Senhora das Graças
Bom Repouso - MG
(Foto de Jussan Lima).
 
 
 
Data da Inauguração:
25 de Novembro de 2001.
Altura: 20 metros.
Peso: 50 Toneladas.
Tempo de Execução da Obra: 207dias.
Largura: 6 metros.
Altura do Morro: 1.370 metros acima do nível do mar.
Aço: 10 mil kg.
Concreto: 120 M3.
Argamassa (estrutura): 30 M3.
Tela: 900 M3.
 
****************************************************
 
 
 
 
 
 
COMENTÁRIOS
 




 
 
É uma visão maravilhosa o que se tem, quando a mão humana se propõe a homenagear a sagrada obra de Deus. Do barro, da água e da fé surgiram os grandes monumentos da nossa história, assim como se criaram as montanhas e os vales, assim como se perpetua o amor, na imagem de Nossa Senhora das Graças, no coração do povo simples de Bom Repouso.

Luiz Carlos Lemme.






 
**************************


 
 
 
Muito interessante S. Alberto,  já ouvi falar algo sobre a imagem gigante mas agora fiquei maravilhada com a reportagem. Muito obrigada. Deus abençoe! Lembrança a sua esposa.
 
Teresa Santos.
 
 
 
 

*******************


 

FONTE:


Um comentário:

Unknown disse...

É uma visão maravilhosa o que se tem, quando a mão humana se propõe a homenagear a sagrada obra de Deus. Do barro, da água e da fé surgiram os grandes monumentos da nossa história, assim como se criaram as montanhas e os vales, assim como se perpetua o amor, na imagem de Nossa Senhora das Graças, no coração do povo simples de Bom Repouso.