15 de janeiro de 2018

MÚSICA CLÁSSICA, MÚSICA DE CONCERTO OU MÚSICA ERUDITA.


 

Montagem de grandes compositores de música clássica. Da esquerda para a direita:
Topo - Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven;
segunda fila - Franz Schubert, Frédéric Chopin, Richard Wagner, Pyotr Ilyich Tchaikovsky;
terceira fila - Johannes Brahms, Antonín Dvořák, Igor Stravinsky, Dimitri Shostakovich;
Última fila - Bela Bartók, George Gershwin, Heitor Villa-Lobos, Krzysztof Penderecki



 

MÚSICA CLÁSSICA, MÚSICA DE CONCERTO
OU MÚSICA ERUDITA
 
 
Ludwig van Beethoven
 
 

Música clássica, música de concerto ou música erudita é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental. Abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente e segue cânones preestabelecidos no decorrer da história da música. Apesar do nome que remete a algo do 'passado' ou 'antigo', esta variedade de música é escrita também nos dias de hoje, através de compositores do século XXI que criam obras inéditas, originais e atuais.
 
 
Johann Sebastian Bach
 

 

Alguns estudiosos definem a música de concerto como aquela que se baseia principalmente na clareza, no equilíbrio, na objetividade da estrutura formal, em lugar do sentimentalismo exagerado ou da falta de limites de linguagem musical. Já segundo o Dicionário Grove de Música, este tipo de música seria fruto da erudição e do estudo formal e não apenas das práticas folclóricas e populares. Esta última definição porém é controversa ao não observar a existência de gêneros musicais normalmente associados à música popular e que simultaneamente são fruto do estudo, como o choro brasileiro, o rock progressivo, o tango de Astor Piazzolla entre muitos outros, todos marcados pela erudição musical, há ainda o fato de diversos compositores eruditos que utilizaram amplamente a música popular e folclórica como inspiração para compor suas obras, como é o caso de Heitor Villa-Lobos e Guerra-Peixe no Brasil ou ainda o caminho inverso: Nomes geralmente, associados à música popular que transitaram também pela música de concerto, como é o caso do ícone da Bossa Nova, Tom Jobim, que compôs sinfonias.

 
 
Joseph Haydn
 
 
 
Dessa forma, a linha que separa a chamada música erudita da música popular seria muito frágil, e nunca houve de fato um consenso de onde estaria o ponto em que ocorreria uma suposta separação. Segundo grandes estudiosos da música e de teoria musical, o termo que melhor representa a música dos grandes compositores é música de concerto, o que demonstra a impossibilidade de classificá-la, pois como afirma Ênio Squeff, "Beethoven não tem nada de erudito, nem Villa-Lobos.

 
 
Claude Debussy
 
 
 

Basicamente, a música ocidental distingue-se de outras formas de música por seu sistema de notação em partituras, em uso desde o século XVI. O sistema ocidental de partituras é utilizado pelos compositores para prescrever, a quem executa a obra, a altura, a velocidade, a métrica, o ritmo e a exata maneira de se executar uma peça musical. Isto deixa menos espaço para práticas como a improvisação e a ornamentação ad libitum, que são ouvidas frequentemente, em músicas não europeias (ver música clássica da Índia e música tradicional japonesa) e populares.



*******************************
 
 AGORA ACESSE AO SITE
QUE CONTÉM PARTITURAS DE IMPORTANTES
COMPOSITORES CLÁSSICOS
 

PARTITURAS DE BEETHOVEN, BACH, CLAUDE DEBUSSY, HAYDN E OUTROS IMPORTANTES COMPOSITORES CLÁSSICOS - PARA LER E BAIXAR GRATUITAMENTE.

ACREDITO QUE SERVIRÁ PRINCIPALMENTE, AOS PIANISTAS QUE INTERPRETAM MÚSICAS CLÁSSICAS.

LISTA DE PARTITURAS DE MÚSICAS DE LUDWIG VAN BEETHOVEN, SEBASTIAN BACH, CLAUDE DEBUSSY, JOSEPH HAYDN, QUAL O ARTISTA QUE NÃO OS CONHECEM?

Esta é uma lista do site onde você pode encontrar partituras de piano grátis e legal. Muita delas são para música clássicas.

No futuro, planejo organizá-las por nível e categoria, mas até que eu consiga terminar, estou colocando uma lista alfabetizada de tudo o que encontrei lá até agora.
 
Sinta-se à vontade para ler e baixar as partituras gratuitas em arquivo PDF. Quando você entrar no site é só escolher o seu compositor preferido e clica no nome dele, é muito fácil, depois salva e imprime.



CLICAR AQUI NO LINK PARA BAIXAR PARTITURAS:

 


 
Frédéric Chopin, Franz Schubert, Joseph Haydn e Joseph Haydn 
e muitos outros.
 
 
 
 
 
POSTADO TAMBÉM NO FACEBOOK
DO FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 


FONTE:

Nenhum comentário: